Palestrantes convidados

Para as mesas-redondas do II Encontro Educação em Rede: Cultura digital, Educação a distância e Inclusão digital, estão confirmados os seguintes nomes:

Edméa Santos

Edméa Santos

Pedagoga (UCSAL), Mestre e Doutora em Educação (FACED/UFBA). Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, atua no PROPED – Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, na Linha de Pesquisa: Cotidiano, Redes Educativas e Processos Culturais. Líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Campos de atuação profissional: " Cibercultura e Educação, Pesquisa e Prática Pedagógica, Currículo, Didática, Informática na Educação, Educação Online, EAD;. Sócia da ABCIBER – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.

Marco Silva

Marco Silva

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1992) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde coordena o Laboratório de Educação Online. Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) Seus temas de docência, pesquisa e publicação são: cibercultura, interatividade, educação online, formação de professores para docência online, tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula presencial e online e desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa.

Sérgio Amadeu Vieira

Sérgio Amadeu da Silveira

Graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Integra o Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor titular do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). É membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet.

Lynn Alves

Lynn Alves

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, ensino online e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), dentre outros.

Marcos Costa Lima

Possui graduação em Philosophie Politique – Université Montpellier 2 Sciences et Techniques – França(1978); mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Pós-doutorado na Université Paris XIII- Villetaneuse (2003-04) É prof. adjunto 4 da Universidade Federal de Pernambuco, no Deptº de Ciência Política. em experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Econômica Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias do Desenvolvimento; Teoria Política Internacional; Globalização; Dinâmicas do Capitalismo; Região; Brasil, Mercosul, América do Sul; e Política Internacional Comparada.