Encontro adota software livre

software abertoLiberar o potencial criativo, compartilhando informação e conhecimento de forma livre e igualitária.

Foi seguindo estes princípios que a organização do II Encontro Educação em Rede estabeleceu critérios para desenvolver as ferramentas de divulgação do evento: este site e o sistema de gestão de eventos, responsável pela inscrição dos participantes e recebimento dos trabalhos acadêmicos.

Para o primeiro, foi escolhida a plataforma WordPress, um sistema de gerencialmento de contúdos originalmente voltado para a criação de blogs. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg em 2003, a partir de outro projeto, o sistema é disponibilizado em licença de código aberto. Assim, não somente seu uso é gratuito, mas a comunidade internacional de programadores e blogueiros contribuiu para sua rápida evolução, aperfeiçoando rapidamente suas funções.

Na atualidade, o WordPress evoluiu ao ponto de se tornar uma plataforma para desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de dos chamados “plugins”, temas e da programação aberta em PHP e base de dados mySQL, também de código aberto.

Já o sistema para a gestão de envio e recebimento das inscrições e trabalhos acadêmicos utiliza o software chamado Open Conference Systems (OCS), da Universidade da Colúmbia Britânica no Canadá. O sistema é uma variação do Open Journal Systems (OJS) o sistema de publicação de revistas científicas eletrônicas recomendado pela Capes e pelo CNPq, de grande difusão mundial. O motivo, justamente a licença de distribuição, em código aberto.

Os dois projetos fazem parte do Public Knowledge Project (Projeto de Conhecimento Público, em inglês), cujo objetivo é tornar visível os resultados da pesquisa publicamente financiada através de políticas de acesso livre.

É com base nestas duas plataformas inovadoras para a troca de informações e conhecimentos que o II Encontro inicia sua jornada.